A erupção da fralda é mais frequentemente causada pelo contacto prolongado da pele do bebé com uma fralda suja com fezes ou urina.
A acidez das fezes causa irritação que pode ser agravada pela formação de amoníaco a partir da urina sob a ação das bactérias presentes nas fezes.
Existem outras causas como:
– Calor e humidade
– A fricção da fralda contra a pele
– Reação a detergentes, sabões, toalhetes ou outros artigos de higiene
Os sintomas podem variar:
– A vermelhidão geralmente começa no nível do ânus ou nas dobras da virilha. Pode estender-se aos testículos, à vulva ou a todo o rabinho.
– Às vezes, a parte superficial da pele escama e aparecem borbulhas ou bolhas que rebentam, escorrem ou sangram. Quando pequenas fissuras infetadas se formam nas dobras da pele, é chamado de intertrigo.
O que é a erupção da fralda?
A erupção da fralda é uma irritação cutânea comum entre os 6 e os 12 meses. Esta dermatite é reconhecível pela presença de vermelhidão que cobre o interior das coxas, as nádegas e o púbis do seu bebé. Muitas vezes, o eritema desaparece dentro de 3 a 4 dias se seguir os conselhos de higiene adequados, mas complicações como infeções podem aparecer se não forem tratadas a tempo.
O que pode causar erupções na fralda?
Como prevenir assaduras?
Lave bem as mãos antes e depois de cada troca de fralda.
Deixe o rabinho do bebé exposto sempre que possível.
Escolha fraldas muito absorventes e, se usar fraldas de pano, certifique-se que usa um detergente não alergénico. Se necessário, use fraldas de algodão descartáveis que se encaixam na fralda habitual. Mude a fralda do seu bebé a cada evacuação, pelo menos 6 vezes ao dia e tenha cuidado para não apertar muito a fralda.
Evite todas as roupas que possam apertar o seu bebé (como o body ou calças apertadas).
Limpe o rabinho do bebé com sabão neutro, enxague abundantemente com água morna e depois seque ao ar livre ou com um pano seco, especialmente as dobras da virilha e do rabinho. No caso das meninas, limpe da frente para trás, para evitar que as fezes voltem para a região genital.
Evite produtos de higiene perfumados ou alcoólicos, lenços humedecidos, pomadas e não aplique talco (promove a irritação).
Aplique uma pasta contendo óxido de zinco pelo menos uma vez ao dia para reduzir o atrito, proteger a epiderme e evitar infecções secundárias e não hesite em consultar o seu farmacêutico.
Dê banho ao seu bebé todos os dias.
Como tratar as assaduras?
Escolha uma fralda de qualidade que permita que a pele da área respire. Também é aconselhável não apertar muito a fralda para evitar o atrito.
Troque a fralda assim que necessário para evitar contacto prolongado com urina e fezes que irritam a pele da bebé. A cada troca, tenha o cuidado de limpar todas as pequenas dobras. Seque com um pano limpo ou lenços de papel, enxugando sem esfregar para evitar irritação.
A cada troca, aplique sempre uma fina camada de Eryplast Pasta de Água para criar uma barreira entre a pele do bebé e a fralda, oferecendo proteção contra vermelhidão e irritação.
Se o seu filho tem tendência para formar assaduras, é aconselhável evitar o uso de lenços humedecidos, pois podem aumentar a irritação e a secagem da pele. Neste caso e se possível, é aconselhável deixar o rabinho do bebé ao ar livre, permitindo que a pele respire, de forma a reduzir o contacto direto entre a pele e o ambiente húmido da fralda, assim como o atrito na fralda.